Nutrição Parentérica

A nutrição desempenha um aspecto fundamental na promoção da saúde e do equilíbrio do organismo, sendo ainda mais relevante quando existe uma patologia de base.

É fundamental alertar para a problemática da malnutrição nos hospitais portugueses. Quando os doentes não podem ou não conseguem ingerir alimentos por via oral, é obrigatório que se implementem regimes de nutrição artificial.

Numa primeira fase, a solução passa pela avaliação nutricional sistemática dos doentes, existindo várias ferramentas validadas para esse efeito à disposição dos profissionais de saúde. O ideal seria criar verdadeiras equipas multidisciplinares, constituídas por Médicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Nutricionistas, que permitam uma abordagem integrada, adaptada a cada caso, a cada doente.

O suporte nutricional adequado traduz-se, directamente, numa melhoria da capacidade de cicatrização, diminuição da perda de massa muscular e melhoria na resistência às infecções. O resultado final será uma recuperação mais rápida e uma diminuição do tempo de internamento.

Em suma, a malnutrição hospitalar é um problema real, subestimado, e que necessita de intervenção. A Baxter orgulha-se de disponibilizar uma gama completa de produtos direccionados para as verdadeiras necessidades de cada doente, com o objectivo de acelerar a sua recuperação.