História

Ao longo da sua história, a Baxter introduziu numerosas inovações médicas que assinalaram marcos importantes no âmbito da ciência e da tecnologia para a saúde. A Baxter foi a primeira a fabricar soluções intravenosas (IV), o primeiro rim artificial para comercialização, o primeiro factor de coagulação concentrado para tratar a hemofilia, entre muitas outras inovações médicas. Outras inovações mais recentes incluem o primeiro factor VIII recombinante sem proteínas plasmáticas e a primeira vacina para a pandemia da gripe produzida a partir de uma cultura celular.

Em seguida apresentamos uma selecção dos marcos mais importantes na história da Baxter.

1931 – A empresa constituiu-se como o primeiro fabricante de soluções intravenosas (IV) preparadas com fins comerciais.

1939 – A Baxter lança o primeiro recipiente esterilizado para recolha e armazenagem de sangue em vácuo. Antes do aparecimento deste produto inovador, o sangue apenas se podia armazenar durante algumas horas. A nova embalagem permitia que se armazenasse até 21 dias, o que proporcionou, pela primeira vez, que o armazenamento nos bancos de sangue se pudesse realizar de uma forma prática.

1956 – A Baxter introduziu no mercado o primeiro rim artificial, fazendo da diálise um tratamento que permitia manter a vida dos doentes com insuficiência renal em fase terminal.

1959 – A Baxter lançou VIAFLEX, o primeiro recipiente de plástico para soluções IV. Esta tecnologia foi aplicada posteriormente no desenvolvimento de um sistema contentor de plástico flexível para soluções para diálise peritoneal em ambulatório (DPCA), outra novidade da Baxter.

1968 – A Baxter apresentou o primeiro concentrado de Factor VIII produzido comercialmente para o tratamento da hemofilia.

1978 – A Baxter introduziu a Diálise Peritoneal Contínua em Ambulatório (DPCA) como uma alternativa prática à hemodiálise.

1979 – A Baxter introduziu o primeiro separador de células sanguíneas automático.

1982 – A Baxter introduziu o primeiro concentrado de factor VIII inactivado com calor, para o tratamento da hemofilia, reduzindo o risco de transmissão viral reduzindo o risco de transmissão viral.

1988 – A Baxter introduziu HEMOFIL M, o primeiro factor VIII purificado mediante tecnologias químicas e anticorpos monoclonais.

1991- A Baxter introduziu o sistema de acesso INTERLINK IV, o primeiro sistema sem agulha para administração intravenosa, protegendo os profissionais de saúde ao evitar acidentes com as agulhas.

1992- A Baxter introduziu o primeiro factor hemofílico recombinante, Factor VIII, elaborado segundo a engenharia genética.

1994 - A Baxter apresentou HOMECHOICE, a máquina automática para Diálise Peritoneal, um dispositivo compacto e fácil de usar que purifica o sangue do doente durante a noite.

1995 - A Baxter obteve autorização na Europa para comercializar o separador de células mãe ISOLEX CD34+.

1998 - A Baxter recebeu aprovação da Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA), para comercializar o seu Selante de Fibrina, indicado para promover a hemostase e cicatrização de feridas em cirurgia.

- A Baxter introduziu o seu primeiro “saco de câmara tripla” que permite uma nutrição parentérica total.

1999 - A Baxter introduziu HomeChoice PRO com PD Link, um sistema de diálise renal concebido para melhorar os cuidados das pessoas com insuficiência renal crónica, utilizando uma tecnologia computorizada avançada para monitorizar e comunicar dados críticos do tratamento, desde a casa do doente até ao seu médico.

- A Baxter foi incluída no Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), no qual se mantém até hoje.

2003 - A Baxter lançou a sua tecnologia de códigos de barras ENLIGHTENEDDHRBC para as embalagens flexíveis de soluções intravenosas (IV).

- A Baxter recebeu aprovação da Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA) para o primeiro concentrado de Factor VIII recombinante, elaborado sem proteínas de plasma humano ou animal no processo de cultura de células, nem na purificação e formulação final, eliminando o riso de infecções causadas por vírus que poderiam ser transportados por estas proteínas.

2004 – A Baxter recebeu autorização de introdução no mercado para o primeiro concentrado de Factor VIII recombinante, elaborado sem proteínas de plasma humano ou animal no processo de cultura de células, nem na purificação e formulação final, eliminando o riso de infecções causadas por vírus que poderiam ser transportados por estas proteínas na Europa.

2005 – A Baxter introduziu a primeira albumina num contentor plástico flexível.

2006 – A Baxter comemorou 75 anos de liderança e inovação em cuidados de saúde.

2007- A Baxter introduziu o primeiro conector para IV sem agulha com revestimento antimicrobiano.

2008 – A Baxter recebeu uma parecer positivo das autoridades regulamentares na Europa para a primeira vacina para a pandemia H5N1 (contra a gripe das aves) produzida em cultura celular.

Relatório de Sustentabilidade

sustainability