Passar para o conteúdo principal

Inclusão e diversidade

Inclusão e diversidade

Inclusão e diversidade global no local de trabalho.

Na Baxter, a inclusão e a diversidade diz respeito à construção de equipas diversas e de elevado desempenho, motivadas e inovadoras, e ao desenvolvimento da cultura empresarial, para que todos os colaboradores se sintam valorizados, respeitados e seguros para mostrarem o seu verdadeiro eu. Estamos empenhados em atrair, motivar e reter uma força laboral inclusiva e diversificada para melhor abordar as necessidades dos nossos colaboradores, clientes, fornecedores, doentes e prestadores de cuidados de saúde. Ao valorizar as diferenças, fazemos a diferença na vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

A nossa estratégia de inclusão global foca-se em quatro áreas principais:

  • Força laboral: Recrutar e criar equipas diversificadas e de elevado desempenho motivadas e inovadoras
  • Local de trabalho: Promover a cultura inclusiva da Companhia, onde cada colaborador se sente valorizado, respeitado e seguro para mostrar o seu verdadeiro eu
  • Comunidades: Cultivar parcerias estratégicas e diversas com fornecedores e com a comunidade
  • Mercado: Considerar as necessidades de clientes e dos seus doentes em todos os aspetos dos negócios da Baxter

"A Baxter está empenhada em fomentar um ambiente de trabalho inclusivo que atraia, motive e retenha uma força laboral diversificada para impulsionar a inovação nos cuidados de saúde com o objetivo de melhorar a vida dos doentes que servimos. Integrar diferentes origens e perspetivas em todas as facetas da nossa organização é o que nos permite continuar a nossa missão de salvar e prolongar vidas".

Joe Almeida, Presidente e CEO

"Tornámos o foco na inclusão global uma prioridade a longo prazo, uma vez que um local de trabalho inclusivo é vital para o nosso sucesso e para a satisfação dos colaboradores. Na realidade, temos várias atividades em curso que ajudam a Baxter a recrutar, contratar e reter talentos de diferentes origens, culturas e experiências. E estamos empenhados numa cultura onde todos os colaboradores possam colaborar e trabalhar em conjunto de forma eficiente".

Jeanne Mason, Vice-presidente Sénior, Recursos Humanos   

Inclusão e Diversidade em Portugal

Na Baxter, a inclusão e diversidade é uma prioridade e aplicada a tudo o que fazemos: na forma como interagimos uns com os outros e nas relações que mantemos com todos os nossos parceiros. A nossa estratégia de inclusão e diversidade abarca três objetivos:

  1. A promoção de mulheres à liderança com diversas iniciativas;
  2. A promoção da partilha de boas práticas através do Conselho de Inclusão;
  3. Apoiar colaboradores no início de carreira, com foco nos Millennials

Entre as iniciativas que realizámos, contámos com uma mesa-redonda com Mulheres em funções de liderança na Baxter, onde nos concentrámos em melhorar e promover a presença das mulheres em papéis de liderança, a adoção de práticas que permitam a sua progressão na carreira e o reforço da Cultura de “Speak Up” para desafiar práticas que possam penalizar estes objetivos.

Participamos ativamente em iniciativas de sensibilização, assim como nas mais diversas efemérides que lembram a importância da não discriminação, no sentido de cumprir e ultrapassar não só os objetivos de paridade de género a que nos propusemos, como contribuir para um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e diversificado.

Os colaboradores da geração Milllennial, já representados em grande número, são uma força de trabalho muito importante na Companhia. Integrá-los da melhor forma é fundamental para a Baxter.

Valorizar as diferenças ajuda-nos a fazer a diferença na vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Para impulsionar a nossa estratégia de inclusão global…

Acreditamos na igualdade de oportunidades

Enquanto entidade empregadora que acredita na igualdade de oportunidades, a Baxter proíbe a discriminação no trabalho ou o assédio de candidatos, colaboradores e terceiros motivados por questões de raça, cor, religião ou credo, género, nacionalidade, antepassados, idade, incapacidade física ou mental, condição médica, informação genética, estado civil, género, orientação sexual, identidade ou expressão de género, estado militar ou veterano ou qualquer outra motivação protegida pela legislação.

Disponibilizamos formação sobre inclusão e diversidade

Todos os colaboradores concluem formação sobre inclusão e diversidade concebida com um foco nos preconceitos inconscientes, nos seus efeitos e nas formas de os mitigar e eliminar. A Baxter motiva também os colaboradores a pensar nos seus próprios preconceitos incorporando tendências sobre preconceitos, sugestões específicas e ações sobre formas de mitigar ou eliminar os preconceitos em decisões chave sobre talentos, incluindo no processo de contratação, feedback, revisão de talentos, etc. 

Lideramos com um Conselho de Inclusão Global

O Conselho de Inclusão Global (Global Inclusion Council, GIC) da Baxter é presidido pelo Vice-presidente Corporativo–Américas da Companhia e é composto por aproximadamente 15 líderes sénior das áreas de negócio, regiões e funções da Companhia. Estes líderes são defensores, protetores e líderes de pensamento quando se trata de inclusão e diversidade na Companhia. O GIC é responsável por defender e impulsionar as prioridades de inclusão e diversidade globais da empresa, bem como desenvolver e implementar planos de inclusão locais. O GIC continua a focar-se, a nível global, em impulsionar posições de liderança feminina e de minorias sub-representadas, no desenvolvimento das suas capacidades e na promoção de uma cultura de liderança inclusiva.

Apoio a programas educativos

Apoiamos e participamos em programas educativos que promovem a diversidade e a inclusão na próxima geração a entrar na força laboral.

Apoiamos os Grupos de Recursos Empresariais

Os Grupos de Recursos Empresariais (Business Resource Groups, BRG) disponibilizam um fórum para os colaboradores desenvolverem as suas competências, terem ligações culturais importantes e que serve de apoio a iniciativas-chave para a Companhia. Estes grupos apoiam os objetivos empresariais da Baxter e têm como objetivo o crescimento pessoal e entendimento multicultural, ao mesmo tempo que fortalecem as relações entre colaboradores, clientes, parceiros empresariais e parceiros na comunidade. A Baxter tem oito BRG estabelecidos: African American Leadership Council, Asian Leadership Network, [email protected], Baxter Equality Network, Baxter Women Leaders, Baxter EnAbles, Early Career Professionals e BaxVets.