Passar para o conteúdo principal

Como impulsionamos o crescimento da carreira? Seguimos o conselho de um CEO – É determinação

CEO Insights

Há várias semanas tive a oportunidade de me encontrar com colaboradores nos Programas de Desenvolvimento Rotativo da Baxter. São recém-licenciados com elevado potencial que passam por várias funções na sua área escolhida – I&D, Finanças, Vendas e mais – para desenvolver as suas capacidades e competências de liderança. Por outras palavras, são o talento que irá definir o futuro da Baxter.

Relacionar-me como jovens profissionais cheios de energia leva-me de volta às minhas próprias raízes, quando era um novo e ávido contratado a dar o meu próprio “mergulho” na vida empresarial. As minhas perguntas prementes para a liderança sénior na altura eram as mesmas que ouço hoje em dia: O que o motiva? Como foi do Ponto A ao Ponto B? Qual é o segredo do sucesso na carreira?

Dependendo do momento, as minhas respostas refletem uma variedade de qualidades que passei a encarar como essenciais para uma liderança eficaz, desde uma mentalidade estratégica e acolher a diversidade à adaptabilidade e sentido de humor.

Mas ultimamente percebi que existe uma qualidade que tendo a realçar acima de todas as outras. Chamem-lhe persistência, tenacidade, motivação ou determinação. É a vontade de continuar em frente e de apresentar resultados surpreendentes, mesmo – ou especialmente – quando encontramos resistência no caminho.

Não se trata de ir contra a maré apenas como um renegado no local de trabalho. É antes saber como navegar pelos desafios para alcançar resultados alinhados com a missão e valores da nossa empresa.

Seja onde for que trabalhem, espero que o façam dentro de uma estrutura e de uma cultura que vos permita prosseguir resultados dia a dia tão eficazmente quanto possível. Mas depois há aqueles momentos “aha!”, quando a inspiração chega ou quando o trabalho árduo produz novas ideias. Perspetivamos uma solução que possa melhorar o desempenho, ou vislumbramos uma oportunidade que há que aproveitar. Como aproveitamos estes momentos? Como gerimos a resistência? Demonstramos a coragem das nossas convicções? Estes são os momentos que irão definir uma carreira.

A missão da Baxter é salvar e preservar a vida. Os colaboradores em toda a empresa aceitam este desafio… e os verdadeiramente excecionais aspiram a fazer uma diferença maior a cada dia. Estão determinados a encarar os obstáculos como oportunidades. A sua vontade é o que nos impele para o futuro; e é o que os impele a eles também.

Existem muitos caminhos para avançar na carreira, e não existem dois iguais. Mas para mim a tenacidade ao ultrapassar as expectativas é o que irá definir o nosso derradeiro potencial.

—Joe Almeida, Presidente e CEO

Saiba mais sobre carreiras que criam impacto na vida e o nosso empenho para com o crescimento pessoal e profissional.