Passar para o conteúdo principal

Baxter divulga relatório de responsabilidade corporativa de 2017 e reforça o seu compromisso de contribuir para o desenvolvimento de comunidades em todo o mundo

Press Release

Lisboa - September 5, 2018

Lisboa, 5 de setembro de 2018 – A Baxter, companhia farmacêutica líder mundial em produtos médicos, divulgou o seu Relatório de Responsabilidade Corporativa de 2017, que destaca os seus esforços na criação de valor social, económico e ambiental duradouro em comunidades de todo o mundo. O relatório evidencia o trabalho da Baxter no que respeita às suas prioridades e metas de responsabilidade corporativa definidas para 2020, que abrangem desde a redução da pegada ambiental da Companhia à abordagem das necessidades de saúde das populações mais carenciadas.

A cidadania corporativa e a nossa missão de salvar e prolongar vidas andam de mãos dadas. Para cumprirmos as nossas aspirações enquanto líderes em cuidados de saúde, é fundamental estimularmos a inovação por todo o mundo e demonstrar a dedicação dos nossos colaboradores para fazer negócio da forma mais correta”, disse José (Joe) E. Almeida, Presidente e CEO da Baxter Internacional. “O nosso relatório de Responsabilidade Corporativa de 2017 demonstra o nosso compromisso ativo com as preocupações de diversas comunidades e províncias, e o nosso empenho em promover uma diferença significativa que será sentida hoje, amanhã e nas gerações vindouras”.

Os destaques do relatório de 2017 incluem:

  • Operação Sustentável

o A Baxter continua a implementar práticas sustentáveis e a reduzir o impacto ambiental em todas as suas operações. Em 2017, 30% da energia utilizada pela Baxter nas suas operações proveio de recursos renováveis, e a Companhia reduziu as emissões absolutas de gases de efeito de estufa (GEE) em 17%, através de uma maior eficiência e preservação dos recursos, em comparação com a linha de base de 2015 e já a ultrapassar a meta estabelecida para 2020, de reduzir as emissões absolutas de GEE em 10%. Em Portugal, os colaboradores uniram-se para a reflorestação e recuperação de espaços verdes, como a operação de limpeza do Fontanário da Peninha, em Sintra, e a plantação de uma Ginkgo Biloga para assinalar a chegada da primavera e o Dia Internacional das Florestas.

  • Cultura no local de trabalho
    • Estimular uma cultura inclusiva, diversificada e de alto rendimento está diretamente relacionada com a nossa aspiração em nos tornarmos a Melhor Empresa para Trabalhar. A Companhia está focada em promover uma cultura que capacita os colaboradores e os ajuda a atingir todo o seu potencial. A Baxter orgulha-se de ser reconhecida em todo o mundo como uma das melhores empresas para trabalhar, um empregador de referência para mulheresem áreasSTEM (Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática) e pelos seus esforços em Inclusão e Diversidade, destacados por inúmeras associações e publicações do setor. Apoiar colaboradores no início de carreira, com foco nos colaboradores Millennials é um dos grandes objetivos da Baxter. A filial de Portugal tem uma colaboradora nomeada Millennial Country Champions, responsável por implementar atividades de Inclusão e Diversidade para Millennials. Alguns dos vários reconhecimentos que a Baxter recebeu em 2017 incluem a distinção da Forbes, como uma das “America’s Best Large Employers” e como “Best Place to Work for LGBTQ Equality”, pela Human Rights Campaign.

o Em Portugal, a Baxter implementa e apoia várias campanhas de promoção da paridade de género. Em maio, realizou uma mesa-redonda com Mulheres em Funções de Liderança, com o objetivo de melhorar a presença das mulheres em papéis de liderança, a adoção de práticas que permitam a sua progressão na carreira e o reforço da Cultura de “Speak Up” para desafiar práticas que possam penalizar estes objetivos. Conscientes da importância da inclusão a todos os níveis, assinalou, juntamente com as restantes filiais, o Mês do Orgulho LGBT. Outras iniciativas locais são a participação dos colaboradores na Corrida Sempre Mulher que, além da promoção do exercício físico e do papel da mulher, está integrada no apoio à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama.

  • Apoiar comunidades de todo o mundo
    • A Baxter e os seus colaboradores esforçam-se para contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais através de parcerias, produtos e/ ou donativos. Em 2017, a Baxter e a Fundação Baxter Internacionaldoaram mais de 20 milhões de dólares em dinheiro e produtos para apoiar a ajuda humanitária e dar resposta às necessidades mais urgentes. Os colaboradores da Baxter participaram ainda em 1.200 eventos comunitários e doaram mais de 57.000 horas de voluntariado em 38 países. Em Portugal, em 2017, a entrega de roupas quentes e produtos de higiene e limpeza permitiu ajudar 22 sem abrigo apoiados pela cantina Rosalia Rendu. No final do ano, os colaboradores reuniram também produtos de higiene para entregar às crianças e jovens da CASA SEIS, uma instituição de solidariedade social localizada em Mira Sintra.
  • Inovação que amplia o acesso aos cuidados de saúde
    • A Baxter está empenhada em alargar o acesso aos cuidados de saúde e a responder às necessidades médicas não atendidas. Em 2016, a Fundação Baxter Internacional, em colaboração com a Organização Humanitária Direct Relief, ativou a iniciativa de saúde móvel “Driving Your Health” com o foco na melhoria dos resultados de saúde das comunidades através de cuidados preventivos, gestão das condições crónicas e assistência no transporte. Em 2017, no seu primeiro ano de funcionamento em pleno, o programa disponibilizou serviços de saúde a mais de 23.000 pessoas e formação a 900 profissionais de saúde. Prevê-se que o pacote completo de três anos de educação em saúde, prevenção e treino de consciencialização abranja mais de 350.000 pessoas carenciadas na Cidade do México e nas redondezas.

Para saber mais sobre os esforços e o compromisso de Responsabilidade Corporativa da Baxter, visitewww.baxter.com/our-story/corporate-responsibility.