BAXTER DISPONIBILIZA INFORMAÇÃO SOBRE OS SEUS ESFORÇOS NA RESPOSTA À COVID-19

Press Release
  • Maximização da produção de produtos médicos essenciais para apoiar o aumento da capacidade de resposta ao doente

    • Proteção da saúde e a segurança dos colaboradores através de procedimentos exigentes de controlo de infeções

    • Contratação de até 2.000 novos colaboradores em todo o mundo

    • Donativo de mais de 2 milhões de dólares a organizações de apoio a comunidades impactadas nos EUA, Europa, Ásia e América Latina

Technician covid19

PDF

Lisboa - April 22, 2020

LISBOA, 22 DE ABRIL DE 2020 – A Baxter International Inc., companhia farmacêutica líder em produtos médicos, disponibilizou uma atualização de informação sobre a forma como a empresa está a responder à epidemia COVID-19, um desafio para as comunidades e sistemas de saúde de todo o mundo. O apoio da empresa mantem-se focado no aumento da disponibilização de medicamentos e dispositivos médicos essenciais para responder a uma procura crescente e sem precedentes; na proteção da saúde e segurança dos colaboradores; no alargamento de oportunidades de emprego a nível global para dar resposta ao aumento da procura de produtos; na disponibilização de donativos para apoiar as comunidades impactadas.

"A missão da Baxter é Salvar e Prolongar Vidas, e este compromisso orienta-nos em tudo o que fazemos - mesmo quando os obstáculos parecem enormes", disse José (Joe) E. Almeida, Presidente e Diretor Executivo da Baxter. “O trabalho heroico dos profissionais de saúde no tratamento de pessoas com COVID-19 inspira-nos a todos. Estamos comprometidos com o apoio aos sistemas de saúde, aos nossos colaboradores e às comunidades durante este período sem precedentes".

Aumento do Fornecimento e Distribuição de Produtos

Desde o surgimento da COVID-19, que levou ao aumento do número de doentes hospitalizados, a procura por determinados produtos da Baxter aumentou significativamente em comparação com os níveis padrão. A Baxter aumentou a sua capacidade de produção para fazer face a este aumento da procura. As instalações da Baxter que fabricam produtos essenciais maximizaram a produção, permitindo à empresa fornecer com a máxima rapidez os dispositivos médicos e medicamentos que registam maior procura.

"Os nossos produtos essenciais colocam-nos na linha da frente da resposta a esta pandemia e os nossos 50.000 colaboradores estão a corresponder ao desafio de fazer diferença na vida dos doentes", acrescentou Joe Almeida. "Dado que a procura atingiu níveis extraordinários, é fundamental dar prioridade ao fornecimento onde ele é mais necessário – hospitais sobrecarregados com doentes graves com COVID-19".

O processo de alocação de produtos da Baxter durante a pandemia de COVID-19 é baseado em critérios específicos que permitem disponibilizar os produtos essenciais onde são mais necessários. Estes esforços são baseados em critérios objetivos tendo em conta as informações do Institute for Health Metrics and Evaluation, relatórios de dados governamentais, como o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA e dados académicos, como os fornecidos pela Johns Hopkins University and Medicine Coronavirus Resource Center. Embora os clientes habituais continuem a ter acesso aos produtos Baxter, o processo será o de criar um inventário adicional de hospitais com as maiores necessidades em todo o mundo, que será atualizado regularmente para refletir a dinâmica da situação.

A Baxter está a aumentar a capacidade de acesso ao transporte aéreo, bem como à frequência do transporte de dispositivos e medicamentos médicos necessários entre os EUA e a Europa. A ponte aérea permitirá fornecer mais produtos aos hospitais e de forma mais rápida. A Baxter continua a monitorizar de forma contínua a disponibilidade de matérias-primas e componentes para garantir a continuidade do fornecimento. A empresa também continua focada no apoio a doentes crónicos que dependem das terapias da Baxter, como nutrição parentérica e diálise.

Proteção da Saúde e Segurança dos Colaboradores

O plano de resposta à pandemia levado a cabo pela Baxter, que segue as diretrizes dos Centros de Prevenção e Controlo das Doenças e da Organização Mundial da Saúde (OMS), está ativo em todas as instalações da Baxter no mundo. O plano de resposta inclui medidas de proteção e controlo de infeção, trabalho remoto, viagens limitadas, despiste de sintomas na entrada das instalações e uso de equipamentos de proteção individual pelos colaboradores. As operações de fabrico também foram modificadas para limitar a interação entre grupos de colaboradores.

Os colaboradores das unidades de fabrico, qualidade, armazenamento, distribuição, serviço externo e colaboradores de Renal Care Services da Baxter mantêm o seu trabalho para garantir que os produtos chegam a doentes de todo o mundo. A empresa instituiu um incentivo especial destinado aos colaboradores que se mantêm na linha de frente, como reconhecimento do papel fundamental que desempenham no fornecimento de produtos médicos a hospitais e ao domicílio. A empresa implementou também um programa de voluntariado destinado aos colaboradores, que permite treino médico e formações adequadas, incluindo médicos e enfermeiros, com a possibilidade de tirar uma licença para assumir projetos de voluntariado nas comunidades.

Aumento de Oportunidades de Emprego

O aumento da procura de produtos da empresa está a criar oportunidades de emprego permanentes e temporárias complementares - até 2.000 novas posições em todo o mundo, 800 das quais nos Estados Unidos. A empresa está a apostar no talento e em colaboradores motivados para diversos de postos e funções em todo o mundo, sobretudo em unidades de fabrico, para aumentar a produção. As funções incluem formação sólida. Informações sobre as vagas disponíveis em www.baxter.com/careers.

Doações para Assistência Humanitária

A Fundação Baxter Internacional doou mais de 2 milhões de dólares a organizações de Assistência Humanitária de todo o mundo. O donativo inclui 1 milhão de dólares à Save the Children, que fornece produtos, formação e informação para mitigar a pandemia, procura fortalecer as comunidades e manter crianças e famílias seguras – apoiando, entre outras, a segurança alimentar e o ensino. Inclui também apoio à COVID-19 Global Emergency Response da World Vision e apoio à Direct Relief na Europa, Project Hope na Ásia, Americares na América Latina e ao iBio Institute e localmente à United Way na área de Chicagoland. Estes donativos baseiam-se em donativos iniciais ao Fundo de Resposta de Solidariedade Global das Nações Unidas / OMS COVID-19, IsraAID e Partners in Health. A Fundação está também a apoiar a sua base de beneficiários preexistente, com a opção de realocar e/ ou alargar fundos durante este período.

 

Sobre a Baxter
Todos os dias, milhões de doentes e profissionais de saúde confiam nos produtos da Baxter, companhia de produtos médicos renais, nutrição parentérica, cuidados intensivos, hospitalares e cirúrgicos. Fundada há mais de 85 anos e com uma forte herança em inovações médicas, a Baxter está a desenvolver a próxima geração de terapias inovadoras que permitem salvar e prolongar vidas. Atualmente, a companhia disponibiliza produtos, tecnologias e terapias em mais de 100 países. Em Portugal, a Baxter está presente há mais de 20 anos e encontra-se sediada em Sintra. Para mais informações sobre a Baxter visite www.baxter.com ou www.baxter.pt.

Baxter é uma marca registada da Baxter International Inc

 

PR Baxter resposta COVID-19

Ref. Baxter PT: 004/20
Data Ref. Baxter PT: 04/2020