Passar para o conteúdo principal

Ética e conformidade

Ética e conformidade

Impulsiona uma cultura de integridade e o mais elevado comportamento ético.

Enquanto uma empresa global de cuidados de saúde a operar em mais de 100 países, estamos empenhados na governação empresarial eficaz, adesão à lei e uma cultura de ética e conformidade em toda a organização. Em 1995, tornámo-nos uma das primeiras empresas a adotar as diretrizes de governação empresarial formal. Melhorar as nossas práticas e definir novas normas é algo contínuo e as nossas diretrizes de governação empresarial atuais refletem esta evolução.

A nossa equipa de Ética e conformidade trabalha em conjunto com as equipas operacionais e jurídicas sediadas em várias regiões nas nossas empresas para garantir que as nossas atividades aderem a todas as leis e políticas da empresa aplicáveis. Disponibilizamos vários canais para educar e aconselhar os colaboradores, bem como meios confidenciais para fazer perguntas ou comunicar alegadas violações da lei e políticas da empresa. Investigamos estes assuntos prontamente e comunicamos à direção de topo conforme adequado.

 

Códigos e normas

Código de Conduta

Estabelecemos uma forte base de integridade e conformidade que ajuda a orientar os colaboradores na tomada de decisões empresariais corretas e éticas e na tomada de ações adequadas e legais.

Leia o nosso Código de Conduta >

Norma para fornecedores

Esperamos que fornecedores e parceiros empresariais cumpram as nossas diretrizes e conheçam e obedeçam a todas as leis que regem a função de aquisição da Baxter.

Saber mais sobre as normas para fornecedores >

Direitos humanos na cadeia de valor

Conforme delineado na nossa Política global de direitos humanos, respeitamos os direitos humanos, dignidade e contribuições diversas de todos os indivíduos. Fomentar os direitos humanos nas nossas ações diretas e indiretas toma muitas formas e reflete-se em várias políticas e iniciativas da empresa, em áreas incluindo práticas ambientais, privacidade, segurança, cadeia de abastecimento, conduta ética e acesso a cuidados de saúde.

Códigos de ética profissional e normas da indústria

Adotámos os seguintes códigos de ética profissionais e da indústria externos:

  • Código de Ética sobre Interações com Profissionais de Saúde da AdvaMed (AdvaMed Code of Ethics on Interactions with Health Care Professionals)
  • Código de Ética para Engenheiros da Sociedade Nacional de Engenheiros Profissionais (National Society of Professional Engineers Code of Ethics for Engineers)
  • Código de Ética Europeu de Prática Empresarial da MedTech (MedTech Europe Code of Ethical Business Practice)

Adicionalmente, trabalhamos com organizações não governamentais e associações de comércio para reforçar as normas de ética e conformidade em todo o mundo. Tal inclui:

  • Trabalhar com a Comissão da Associação Farmacêutica baseada em I&D de Investimento Estrangeiro (China Association of Enterprises with Foreign Investment R&D-based Pharmaceutical Association Committee, RDPAC) num código de vendas e marketing ético a nível da indústria
  • Participar num grupo de missão do Conselho Chinês da Associação de Tecnologia Médica Avançada (China Council of Advanced Medical Technology Association, AdvaMed) para desenvolver um código de conduta para as operações na China de empresas que sejam membros da AdvaMed
  • Trabalhar com a Associação Mexicana de Indústrias de Indústrias Inovadoras de Dispositivos Médicos (AMID) para atualizar o Código de Interações com Profissional de Saúde da AMID
  • Apoiar a AMID criando uma formação harmoniosa que apoie normas e critérios acordados pela indústria de dispositivos médicos
  • Participar na iniciativa de cadeia de abastecimento farmacêutica – The Pharmaceutical Supply Chain Initiative

Estrutura e programas de ética e conformidade

Desenhamos e atualizamos a nossa estrutura e programas de ética e conformidade regularmente para refletir as necessidades de uma Companhia de cuidados de saúde global complexa.

Temos um modelo de governação local integrado em vigor, com as comissões de ética e conformidade a operar a nível regional nacional e empresarial para impulsionar a integração do programa de ética e conformidade na Baxter.

Conformidade de comércio

Temos uma rede global de pessoal encarregado de identificar e abordar questões de conformidade de comércio nos seus países e funções, e procurar aconselhamento de peritos designados na matéria conforme necessário. Também continuamos a melhorar ferramentas e processos para examinar e abordar riscos relacionados que envolvam os nossos produtos e transações empresariais.

Privacidade e segurança de dados

A nossa Política de privacidade global define as nossas normas de privacidade e orienta as nossas operações globais para seguir controlos semelhantes para proteção de informação pessoal e de saúde dos doentes. Todos os colaboradores Baxter têm de preencher um curso de formação online sobre privacidade.

Comunicação e orientação

Uma comunicação aberta é central para o nosso empenho para com a integridade. Disponibilizamos vários canais para educar e aconselhar os colaboradores, bem como meios confidenciais para comunicar suspeita de violações da legislação e das políticas, que investiga prontamente e comunica à direção de topo conforme adequado. Os gestores são responsáveis por manter um ambiente que permita aos colaboradores abordar e discutir as questões de forma segura.

Um desses meios é a Linha de Assistência de Ética e Conformidade da Baxter, um telefone e recurso Web independente disponível a colaboradores e suas famílias, fornecedores, clientes e outras partes interessadas Baxter para abordar questões e comunicar abertamente sobre possíveis problemas de ética e conformidade da empresa. Quem contacta a linha pode comunicar um problema ou procurar aconselhamento num dos 32 idiomas, 24 horas por dia, sete dias por semana e poderá optar por manter o anonimato.