Passar para o conteúdo principal

BAXTER DESTACA O SEU PROGRESSO PARA ATINGIR AS METAS DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA DE 2020 E OS ESFORÇOS PARA CONSTRUIR UMA DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NO MUNDO

Press Release
  • Relatório de Responsabilidade Corporativa de 2018 reconhece o compromisso de longa data da Companhia com a forte cidadania corporativa

Lisboa - September 22, 2019

A Baxter, companhia farmacêutica líder em produtos médicos, acaba de divulgar o seu Relatório de Responsabilidade Corporativa de 2018, que destaca o progresso na implementação de iniciativas relevantes com o objetivo de impulsionar operações mais sustentáveis, aperfeiçoar a qualidade dos seus produtos, construir comunidades saudáveis, promover um ambiente de trabalho sustentável e melhorar o acesso a cuidados de saúde.

O relatório destaca os esforços da Baxter em relação a algumas das prioridades de Responsabilidade Corporativa de 2020, que inclui superar vários dos objetivos a que se propôs ainda antes da data prevista, nas áreas de inovação de produtos, saúde e segurança dos colaboradores, operações de aquisição e logística responsáveis.

O nosso foco na promoção de uma forte cidadania corporativa é tão fundamental para atingir a nossa missão de salvar e prolongar vidas como o foco nos produtos do nosso portefólio”, refere José (Joe) E. Almeida, Presidente e CEO da Baxter Internacional. “Estou muito orgulhoso dos nossos 50.000 colaboradores cuja paixão e determinação fomentam os nossos esforços de responsabilidade corporativa e ajudam a criar valor social, ambiental e económico duradouro, não só para os acionistas como para as comunidades em todo o mundo”.

Os destaques do Relatório de 2018 incluem:

Impulsionar a Produção e Operação Sustentáveis

  • Em 2018, a Baxter deu continuidade à implementação de práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de valor e na redução do impacto ambiental causado a nível mundial. Em comparação com 2015, a Companhia reduziu em 14% as emissões de gases de efeito de estufa, superando a sua meta de 2020, muito devido ao facto de 29% da energia utilizada pela Baxter provir de fontes renováveis. Em Portugal, uma ação conjunta com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Câmara Municipal de Sintra, permitiu aos colaboradores plantar árvores em Anta do Monge, na Serra de Sintra.
  • Desde 2015 que a Baxter melhora os seus processos de packaging, controlo de alterações e rotulagem, permitindo melhorias em mais de 100 produtos. Como resultado, a Companhia obteve melhorias significativas nas métricas relacionadas com a qualidade, incluindo uma redução global de 19% no número de reclamações, uma redução de 73% no que respeita dispositivos médicos, de 61% em notificações de reações adversas, e de 42% em ações reguladoras, quando comparado com 2015.

Construir comunidades saudáveis ​​em todo o mundo

  • A Baxter e os seus colaboradores dedicam-se a melhorar o bem-estar das comunidades onde vivem e trabalham. Em 2018, a Baxter e a Fundação Baxter Internacional doaram cerca de 18 milhões de dólares em donativos e produtos a comunidades de todo o mundo, apoiando campanhas de ajuda humanitária, assistência em situações de catástrofe, iniciativas de educação e de envolvimento da comunidade.
  • Em Portugal, à semelhança de anos anteriores, a recolha voluntária de alimentos entre os colaboradores permitiu a criação de 25 cabazes de Natal que foram doados a famílias carenciadas apoiadas pelo Refeitório Rosalia Rendú.

Aumentar o acesso a cuidados de saúde

  • A Baxter está focada em garantir o acesso a cuidados de saúde às populações mais vulneráveis. Entre muitos donativos e programas, estes esforços incluem a iniciativa “Driving Your Health”, um projeto da Fundação Baxter Internacional com a colaboração da Organização de Ajuda Humanitária Direct Relief, já no seu terceiro ano. Este programa médico-comunitário gratuito dá resposta à área abrangente da Cidade do México e tem como objetivo a melhoria dos resultados de saúde das comunidades através de cuidados preventivos, gestão de condições crónicas e assistência no transporte de e para o hospital. Entre 2016 e 2018, o programa disponibilizou serviços de saúde a cerca de 630 mil pessoas, superando a meta inicial.

 

Inclusão e Diversidade no Local de Trabalho

  • A Baxter está comprometida em atrair, motivar e reter uma força de trabalho inclusiva e diversificada para impulsionar a inovação e a colaboração. A Baxter tem sido reconhecida em todo o mundo por várias associações e publicações do setor como Melhor Empresa para Trabalhar, como promotora da liderança feminina e pelos programas de desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. Alguns dos reconhecimentos que a Baxter recebeu em 2018 incluem a distinção como uma das “100 Melhores Empresas" pela Working Mother e uma das "America’s Best Large Employers" pela Forbes.
  • Apoiar colaboradores em início de carreira, com foco nos colaboradores Millennials continua a ser um dos objetivos da Baxter. A filial de Portugal tem uma colaboradora nomeada Millennial Country Champion, responsável por implementar atividades de Inclusão e Diversidade para Millennials, e um Country Diversity & Inclusion Champion, responsável por levar a cabo as restantes atividades que promovam a Inclusão e Diversidade no local de trabalho.
  • Em Portugal, a Baxter implementa e apoia várias campanhas de promoção da paridade de género. Contam-se já diversas mesas redondas sobre “Mulheres em Funções de Liderança”, com o objetivo de melhorar a presença das mulheres em papéis de liderança. Em 2018, foi promovido um Workshop interno intitulado Gender IQ, com o propósito de discutir a forma como se manifestam as diferenças de género e como o reconhecimento dessas diferenças contribui para tornar o ambiente de trabalho mais rico e produtivo.
  • Consciente da importância da inclusão a todos os níveis, a Baxter promove ativamente a cultura LGBT com ações destinadas a todos os colaboradores, e lançou um novo “Compromisso de Inclusão”, com o propósito de que todos os colaboradores se comprometam a ser “All In” na defesa e apoio a todos os colegas de trabalho e a criar uma cultura de inclusão.

Saúde e Bem-Estar

  • Colaboradores saudáveis ​​estão mais envolvidos e menos vulneráveis ​​a acidentes relacionados com falhas de segurança, e é por este motivo que a Baxter se esforça para criar uma cultura que promova a saúde a título pessoal e no local de trabalho. Em 2018, a Baxter alcançou uma taxa média 38% na participação de colaboradores nos programas de bem-estar de colaboradores [email protected] e alcançou resultados de quartil superior no total de acidentes registados entre várias empresas a nível mundial em todos os setores.
  • Duas vezes por mês, os colaboradores de Portugal têm acesso a uma quick massage, uma sessão de 15 minutos de massagem para alívio das tensões musculares nas zonas lombar e cervical. A iniciativa recebeu, em 2018, o prémio interno de “Best Practice” para a EMEA, na área da promoção da saúde e bem-estar. Foi ainda promovido um workshop de alimentação saudável, dedicado à sensibilização para compras mais conscientes, onde se falou sobre o planeamento das refeições e das compras, assim como da leitura e interpretação de rótulos.