BAXTER INFORMA SOBRE OS PROGRESSOS NO AUMENTO DA CAPACIDADE DE FORNECIMENTO DE PRODUTOS DE DIÁLISE PARA DOENTES CRÍTICOS COM COVID-19

Press Release
  • Maximizar a produção de equipamentos, fluidos e sistemas de terapia de substituição renal contínua (TSRC) da companhia

    • Uso do transporte aéreo para transportar o equivalente a um avião de carga por dia durante as próximas três semanas para acelerar o fornecimento de produtos

    • Alocar produtos adicionais a áreas com necessidades maiores

    • Apoio no acesso a modalidades alternativas de terapia de suporte renal

PDF

Lisboa - April 24, 2020

Lisboa, 24 de abril de 2020 – A Baxter, líder global em cuidados intensivos, vem  partilhar atualizações sobre os seus esforços para aumentar o fornecimento de produtos de diálise necessários em todo o mundo. A companhia está a registar uma procura até cinco vezes mais elevada do que em comparação com níveis históricos em vários produtos de diálise aguda, resultado de um aumento exponencial do número de doentes com COVID-19 com necessidade de terapia de substituição renal contínua (TSRC). A Baxter continua a colaborar com parceiros e governos de todo o mundo no sentido de ajudar a dar resposta a estes desafios.

Maximizar a capacidade de produção e distribuição: a Baxter está a maximizar a capacidade de produção dos seus equipamentos, fluidos e sistemas de TSRC para dar resposta a este aumento da procura por produtos de diálise aguda, tanto na Europa como nos EUA. A companhia acrescentou vários turnos de trabalho e colocou  todas as instalações que fabricam produtos utilizados em cuidados de saúde prestados a doentes com COVID-19, a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Também fez uma parceria com fornecedores para adquirir matérias-primas e peças necessárias para o aumento da produção.

Acelerar o fornecimento de produtos através da nova ponte aérea: a Baxter associou-se aos seus fornecedores logísticos para transportar por via aérea dispositivos médicos e medicamentos essenciais entre os EUA e a Europa. Os voos começaram no fim de semana passado, e a companhia espera que seja transportado o equivalente a um avião de carga por dia com produtos durante as próximas três semanas. Isto permitirá acelerar o fornecimento de produtos a doentes durante o segundo trimestre.

Alocação de produtos a áreas de maior necessidade: O processo da Baxter para alocações de produtos durante a pandemia de COVID-19 é baseado em critérios específicos que ajudam a fornecer produtos onde são mais necessários. Estes esforços baseiam-se em fontes objetivas, como o Institute for Health Metrics and Evaluation, em relatórios de dados governamentais, como os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA e dados académicos, como o Johns Hopkins University e Medicine Coronavirus Resource Center. Embora os clientes atuais continuem a ter acesso aos produtos Baxter, este processo será reforçado com a criação de um inventário adicional de hospitais com as maiores necessidades de prestação de cuidados de saúde ao doente COVID-19 e será atualizado regularmente por forma a refletir a dinâmica da situação.

Apoio a várias modalidades de terapia: Embora a companhia acredite que a TSRC é a modalidade preferencial de terapia de diálise em doentes com COVID-19, também está a apoiar outras alternativas, incluindo hemodiálise e diálise peritoneal (DP) nas UCI. A Baxter está a trabalhar com muitos hospitais dos EUA e da Europa para implementar DP nas UCI, através do fornecimento de equipamentos de diálise, fluidos de DP e formação que permita aos enfermeiros prestar os cuidados de saúde necessários e adequados aos doentes.

Aumento das oportunidades de emprego para ajudar a dar resposta à crescente procura por produtos essenciais da Baxter: A Baxter está a contratar até 2.000 novos postos de trabalho permanentes e temporários em todo o mundo, - para permitir aumentar a produção em todas as suas instalações.

Sobre a Terapia de Substituição Renal Contínua (TSRC)
Durante a TSRC, o sangue do doente passa pelo filtro extracorpóreo (fora do organismo), onde são removidos os líquidos e as toxinas urémicas. Este sangue limpo é, então, devolvido ao organismo. A TSRC permite a remoção lenta e contínua de líquidos e toxinas, o que pode ser mais bem tolerado em doentes hemodinamicamente instáveis.

Sobre a Lesão Renal Aguda e COVID-19
Em casos graves de COVID-19, os doentes podem desenvolver lesão renal aguda (LRA), uma condição em que os rins deixam de funcionar repentinamente e/ ou há grande libertação de citocinas, que ocorrem quando circulam no sangue altos níveis de mediadores inflamatórios como reação do sistema imunitário ao vírus. Ambas as condições podem ser fatais e requerem intervenção. Estudos iniciais sugerem que 15 a 30%[i]

 dos doentes graves com COVID-19 desenvolvem LRA, enquanto 67% dos doentes graves com COVID-19 podem apresentar síndromes adicionais de disfunção de órgãos que podem ser induzidas por um alto nível de circulação de citocinas [ii].

 

Sobre a Baxter
Todos os dias, milhões de doentes e profissionais de saúde confiam nos produtos da Baxter, companhia de produtos médicos renais, nutrição parentérica, cuidados intensivos, hospitalares e cirúrgicos. Fundada há mais de 85 anos e com uma forte herança em inovações médicas, a Baxter está a desenvolver a próxima geração de terapias inovadoras que permitem salvar e prolongar vidas. Atualmente, a companhia disponibiliza produtos, tecnologias e terapias em mais de 100 países. Em Portugal, a Baxter está presente há mais de 20 anos e encontra-se sediada em Sintra. Para mais informações sobre a Baxter visite www.baxter.com ou www.baxter.pt.

 

Esta declaração inclui declarações prospetivas sobre TSRC , incluindo os benefícios potenciais associados ao seu uso, e a resposta da companhia à epidemia COVID-19, inclusive com relação à capacidade da companhia de disponibilizar suporte a níveis elevados de procura de produtos para máquinas, fluidos e sistemas de TSRC (através da nova ponte aérea ou de outra alternativa) e fazer alocações de produtos com base nas necessidades, independentemente da localização geográfica e dos seus planos de contratar colaboradores. As declarações baseiam-se em suposições sobre muitos fatores importantes, em que se incluem os seguintes, que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes dos das declarações prospetivas: capacidade de manter a continuidade do fornecimento; ações de órgãos reguladores e de outras autoridades governamentais; requisitos contratuais, qualidade do produto, fabrico ou fornecimento ou questões de segurança do doente; alterações legislativas e regulamentos; e outros riscos identificados na apresentação mais recente da Baxter no Formulário 10-K e em outras apresentações da SEC, todos disponíveis no site da Baxter. A Baxter não se compromete a atualizar suas declarações prospetivas.

Baxter é uma  marca registada da Baxter International Inc.


[i] Yang X, Yu Y, Xu J, et al. Clinical course and outcomes of critically ill patients with SARS-CoV-2 pneumonia in Wuhan, China: a single-centered, retrospective, observational study [published online ahead of print, 2020 Feb 24] [published correction appears in Lancet Respir Med. 2020 Apr;8(4):e26]. Lancet Respir Med. 2020;. doi:10.1016/S2213-2600(20)30079-5; Huang C, Wang Y, Li X, et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China [published correction appears in Lancet. 2020 Jan 30:]. Lancet. 2020;395(10223):497–506. doi:10.1016/S0140-6736(20)30183-5; Naicker S, Yang CW, Hwang SJ, Liu BC, Chen JH, Jha V. The Novel Coronavirus 2019 epidemic and kidneys [published online ahead of print, 2020 Mar 7]. Kidney Int. 2020;. doi:10.1016/j.kint.2020.03.001

[ii] Ronco C, Reis T, De Rosa S. Coronavirus epidemic and extracorporeal therapies in intensive care: si vis pacem para bellum [published online ahead of print, 2020 Mar 13]. Blood Purif. 2020;1–4. doi:10.1159/000507039

 

Ref. Baxter PT:005/20
Data Ref. Baxter PT: 04/2020