Passar para o conteúdo principal

Colaborar para impulsionar a inovação nos cuidados de saúde

CEO Insights

Nenhum outro campo vive com o imediatismo e a urgência dos cuidados de saúde. E, à medida que os desafios que definem o nosso campo aumentam cada vez mais – desde demografia em mudança a pressões relativamente a preços e mais além – temos de repensar constantemente os nossos procedimentos operacionais padrão para proporcionar ainda mais valor para doentes e médicos.

A Baxter e a Mayo Clinic anunciaram recentemente uma colaboração na área de I&D focada no desenvolvimento de tecnologias transformadoras nos cuidados de saúde. O nosso alvo inicial são as necessidades não satisfeitas de doentes no tratamento da doença renal, mas isso é apenas o início. Para a Baxter, é um acordo inédito.

Hoje em dia não é exatamente um ato radical abarcar as vantagens da colaboração. As empresas em quase todas as indústrias promovem ativamente a colaboração entre os colaboradores e talvez mesmo alguns acordos externos firmemente definidos para despertar o pensamento criativo. A hesitação pode começar a manifestar-se, contudo, quando se trata de colaborações nas instituições a uma escalar maior, mais ambiciosas e num formato relativamente livre. Potenciais obstáculos, como problemas financeiros, direitos de distribuição e a “velha” burocracia começam a minar a realidade.

Mas não existe nenhuma causa mais determinante ou que tenha uma maior urgência de vida ou morte (literalmente) do que a inovação fundamental dos cuidados de saúde. As empresas que querem maximizar o seu impacto têm de estar preparadas para circum-navegar ou destruir as barreiras percecionadas para perceber algumas vantagens cruciais:

PONTO(S) FORTE(S): As organizações bem aliadas combinam pontos fortes complementares para conseguir coisas que seriam difíceis se tentadas isoladamente. Neste caso específico, a Mayo Clinic traz as suas inigualáveis capacidades clínicas, educativas e de investigação que se combinam com os próprios pontos fortes de I&D, fabrico e comercialização de qualidade mundial da Baxter.

RAPIDEZ: Conjuntos mais alargados de capacidades e competências significam que podem ser aplicados mais conhecidos especializados em conjunto para impulsionar a inovação. E quando se trata de salvar e preservar a vida, todos os minutos contam.

ACESSO: É para isto que todos trabalhamos a pensar no futuro: acesso de vanguarda a inovação que pode mudar a vida para melhor. Existe um potencial acrescido para fazer a diferença quando várias organizações trabalham em conjunto para garantir a disponibilidade alargada de novas soluções de cuidados de saúde.

O nosso acordo com a Mayo Clinic é muito promissor e é apenas um dos muitos caminhos de investigação da Baxter. A derradeira mensagem é: Quando se trata de desenvolver os cuidados no ambiente complexo e competitivo dos dias de hoje, os riscos são demasiado elevados para se limitar a tentar alcançar a mudança de forma isolada. Há que estar aberto a aceitar o potencial interior e exterior das fronteiras da prática tradicional para elevar os cuidados para o nível seguinte.

 

—Joe Almeida, Presidente e CEO